Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Livro : Rute (Capítulo 1)


1-      Noemi e Rute
Elimeleque morava em Belém com sua esposa Noemi e seus filhos Malom e Quiliom. Quando a cidade começou passar por uma crise, tempo de fome,  resolveram  se mudar para Moabe. Logo faleceu Elimeleque, ficando Noemi e seus filhos que se casaram com Orfa e Rute, mulheres moabitas. Morreram também Malom e Quiliom, ficando apenas Noemi e suas noras. Elas desamparadas, ouviram dizer que o Senhor proveu alimento para cidade de Belém, onde a família tinha saído, então foram para lá. No caminho, Noemi disse as noras que voltassem cada uma para sua casa, e que Deus  as abençoassem, porque bem elas fizeram para sua família. De primeira, as duas rejeitaram, dizendo que para onde Noemi fosse, elas iriam também. Noemi disse que elas não precisavam se preocupar, pois ela estava sentindo a mão de Deus sobre a vida dela, (Noemi reconheceu que fez errado em abandonar seu povo na hora que eles mais precisavam.)Novamente ela pediu que suas noras voltassem cada uma para sua casa. Choraram muito, e Orfa se despediu com um beijo, mas Rute permaneceu firme na sua posição inicial. Noemi vendo que ela não desistiria por nada, resolveu não insistir mais. E as duas seguiram para Belém. Chegando lá, toda a cidade ficou comovida com a situação das duas, e as mulheres a reconheceram, dizendo, esta não é Noemi? Mas Noemi lhes disse: não mais, me chamo agora Mara, pois grande  amargura me tem dado Deus, porque saí com desprezo da cidade, e o Senhor me fez voltar pobre. Assim, voltou Noemi com Rute para a cidade de Belém na época da colheita.
*Mudar de lugar não é necessariamente a forma como Deus trata de uma crise. Muita das vezes tentamos fugir de um problema sem resolve-lo, mas se Deus te incumbiu disso, não adianta tentar se esconder, e a desobediência ocasiona conseqüências bem piores que os problemas determinados. Deus não prometeu que não teríamos problemas, mas sim, que em todas as adversidades Ele estaria conosco, portanto não fuja dos planos de Deus, porque esses problemas podem ser apenas provas para testar a sua fé.
*Mesmo com a  desobediência, infidelidade de Noemi, Deus por sua misericórdia nunca à deixou desamparada, pois mesmo com todas as perdas, sua nora Rute nunca à abandonou e ainda por cima Deus proveu alimento a cidade de Belém e fez com que ela soubesse.Isso comprova a fidelidade absoluta de Deus com Noemi.
Devemos nos arrepender dos nossos pecados, de nossas desobediências,e voltar ao propósito de Deus em nossas vidas o mais rápido possível, antes que seja tarde de mais. Por mais que sejamos infiéis, Ele sempre será fiel e justo para nos perdoar.
“ Devemos confiar em Deus no dia da angústia”
Autora: Suellen Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário