Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Esperança em meio ao desespero

I Reis 17:8-24
Um dos poderes mais avassaladores para a destruição de uma pessoa é o desespero. O desespero leva às pessoas morrerem afogadas, ao suicídio. O desespero é aquele um segundo em que a minha mente deixa de dizer a mim mesmo que vale a pena continuar lutando. O desespero é semelhante a uma pessoa que ouve a voz do seu próprio coração ou a voz de um poder demoníaco dizendo que não há alternativas. Esta é a história de como Deus soprou vida em um ambiente de desespero, onde havia caos, o Senhor trouxe a solução. Elias foi um dos maiores profetas, pois só ele e Enoque não provaram a morte. Elias profetizou para não chover, e não choveu. Depois profetizou para chover, e choveu. Foi alimentado por pássaros. De repente o riacho que o supria de água, secou. Deus então o manda a uma cidade chamada Sarepta, na terra de Sidom, onde vivia uma viúva, que não conhecia a Deus. Era uma mulher pobre, mãe de um único filho, mulher simples, humilde. Diz o texto (v.9) que Deus já havia ordenado a esta viúva que sustentasse o profeta. Que loucura! Se fosse hoje, esse profeta seria acusado de exploração de incapaz... Mas Deus quer lhe dar esperança em meio ao desespero, transformar o desânimo em vigor, te dar paixão pela vida. Mas como? Da mesma maneira que Deus deu ao profeta e a viúva. Agora veja alguns passos que devemos seguir:
Não tente prever como será (v.9): Ficamos imaginando como será. De que jeito? Pensamos em tudo, as possibilidades viáveis e mesmo assim nos desesperamos. Deus trabalha usando formas mais opostas possíveis, geralmente, Ele sai do convencional. Deus não está restrito ao sistema. Por isso, pare de ficar conjecturando, vivendo de hipótese, sem base precisa, premeditando. Não! Deus não precisa de ajuda. Na hora certa Ele proverá. Foi assim com Abraão e com Moisés. Deus não tem regrinhas, embora seja um Deus muito organizado. Ele disse uma palavra e o servo foi curado, a mulher tocou em suas vestes e a hemorragia parou, fez cair comida do céu. E com você como vai acontecer? Não sei... Mas espera em Deus que logo o milagre vai chegar. Não tente saber como. Somente creia no Deus que é Todo-Poderoso.
Não desista diante do que parece irreversível (v.12): Ela disse que iriam morrer (a viúva e seu filho). Ela nem sabia o que iria acontecer. Precipitação... Calma! Quem disse que está tudo perdido? Quem te deu o veredicto final? Não se renda antes da luta terminar. Busque para cada dia uma graça diferente. Deus não te abandonará à beira do caminho. Ele não é Deus que te deixa só. Até que a história esteja, não se desespere. Algo vai acontecer.
O suprimento de Deus é infalível (v.16): Quando Deus quis mostrar ao homem a sua fidelidade, Ele cuidou com sapatos que nunca se gastavam, com comida que nunca faltou, com uma sombra que nunca os deixou no sol, com um fogo que nunca os deixou no escuro. Quando Deus quis mostrar seu amor, Ele se fez gente, através de seu filho Jesus e veio suprir as nossas necessidades. Em Jesus, temos o cuidado de Deus com os necessitados. Precisamos crer que na longa estrada da vida, a curva será para o bem e não para o mal. Que o caos não se instalou para ficar. A esperança em Deus nunca morre, a cada dia, sua misericórdia nos alcança. Não importa as circunstâncias, Deus sempre estará presente.

Pastor Ordeli- Comunidade Evangélica de Campos Belo- Rádio 104,9 FM 10:30 hs

2 comentários: